O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irá disponibilizar o serviço de Ouvidoria durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo, inclusive com plantões noturnos. Essa medida visa garantir o direito de seus usuários e servidores de serem ouvidos, além de manter a qualidade da assistência nos dias e horários de maior fluxo.

O serviço funciona, rotineiramente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, e com plantões noturnos às segundas, quintas, sextas, sábados e em datas comemorativas das 20h às 7h da manhã. “Esta medida foi tomada para garantir que os serviços possam ter continuidade normal sem nenhum tipo de problema e para que o usuário possa ter sempre um atendimento de qualidade”, explica o ouvidor do HUT, Joaquim Júnior.

O HUT recebe uma média de 30 notificações por dia e mais de 90% são pessoas procurando algum tipo de orientação sobre seu atendimento. Os dias de maior movimento são os finais de semana e feriados. “Analisamos o fluxo e verificamos que nesses dias e nesses horários o atendimento aumenta em torno de 50%, se comparado com os dias normais. Nosso Hospital é preparado para isso, porém a presença da ouvidoria irá melhorar ainda mais a resolutividade”, afirma Joaquim Júnior.

O serviço de ouvidoria é uma ferramenta indispensável dentro do Programa Nacional de Humanização. No HUT é um setor que recebe todas as notificações, investiga a causa, checa as informações e acompanha a solução da demanda junto com os setores envolvidos. O usuário pode utilizar esse canal para fazer qualquer tipo de manifestação como denúncias, reclamações, sugestões, críticas, elogios ou solicitação de informações.