A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) vem intensificando neste final de ano os serviços de limpeza na região. Ao todo, são 15 equipes divididas para atender diversos serviços de limpeza executados pelo órgão, como capina, varrição, roço de área verde, galeria e manutenção de cemitérios. Além disso, a SDU também faz o recolhimento do material descartado irregularmente pela população.

De janeiro a novembro, as equipes de limpeza da SDU Sudeste coletaram mais de 28 mil toneladas de transbordo (descarte irregular de lixo) em toda a região, o que acarretou um desembolso de, aproximadamente, R$ 1.000,000,00 aos cofres públicos.

A ação é decorrência do trabalho contínuo e programado que a Superintendência realiza em todos os bairros da zona Sudeste. Porém, de acordo com o gestor do órgão, Evandro Hidd, com o auxílio da população esse valor poderia ser menor. Ele também reforça a importância da contribuição dos moradores para a limpeza de espaços públicos, sobretudo para diminuir os gastos com o recolhimento do lixo que são descartados incorretamente.  “É um valor muito alto, que poderia ser usado em outras prioridades da população, como calçamentos e construção de espaços públicos, dentre outros”, disse.

Evandro explica que a ação é feita por etapas, para assegurar a manutenção de todos os espaços públicos da região. “Temos uma programação pré-definida através da Gerência de Serviços Urbanos em que fazemos o atendimento de todas as áreas da região Sudeste. A população também pode participar nesse contexto, fazendo a solicitação de limpeza por meio do aplicativo Colab, que é hoje a forma mais moderna e rápida de atendimento. A pessoa nos envia a foto e a localização e nós enviamos uma equipe para averiguar a situação do local e o atendimento”, esclareceu Hidd.

O compromisso da Prefeitura de Teresina é manter a cidade limpa, proporcionando qualidade de vida para a sociedade. Para isso, a Superintendência pede a colaboração da população no trabalho de conservação desses espaços. Nesse sentido, a comunidade pode ajudar com informações ou denúncias sobre descarte incorreto de lixo pelos números (86) 3215-7875 e 7874, ou ainda pelo aplicativo Colab.