Ascom/Semcom

O último encontro da Coordenação do Projeto Alfabetiza Teresina de 2019, com gestores de escolas e CMEI’s que trabalham com turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental, aconteceu neste mês de dezembro. Na ocasião o grupo compartilhou os resultados alcançados pelas crianças no que diz respeito à leitura e escrita.

A Reunião Gerencial ocorrido no Centro de Formação Professor Odilon Nunes é parte do monitoramento das ações realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), para a alfabetização das crianças, com acompanhamento constate de seu desempenho acadêmico, aluno por aluno, ninguém fica para trás.

Carmem Portela, coordenadora do projeto Alfabetiza Teresina,  explica que durante o ano os gestores participaram de vários encontros para apresentação e análise de resultados, onde, a partir desses encontros, faz-se planejando para as intervenções e avanços no processo de alfabetização. “A meta da secretaria é que as escolas alcançassem 100% de alfabetização dos alunos matriculados nas turmas de 1° e 2° anos, conforme critério estabelecido. Os resultados apresentados mostram avanços, e 86% das crianças matriculadas nas escolas da Rede, com alunos em turmas do 1º e 2º ano alcançando a meta. Isso representa um total de 7.101 crianças alfabetizadas até os 6 anos de idade”, destaca.

Animada com os resultados do ano, a diretora Juliana Santana Barros de Moraes Trindade, da Escola Municipal Machado de Assis, compartilhou com os colegas o grande número de crianças que já leem bem. Ela conta a principal estratégia utilizada durante o ano.

“Tivemos muitas ações, projetos de leitura e uma programação intensa, mas atribuímos os melhores resultados principalmente à dedicação diária das professoras em sala de aula e do acompanhamento realizado individualmente pela gestão e pedagoga. Usamos as metas da Secretaria Municipal de Educação como base e trabalhamos para que toda a turma chegasse lá. Estamos satisfeitas com o que conquistamos este ano. Alcançamos a meta de 100% de crianças alfabetizadas. É muito gratificante”, conclui a gestora.

O Alfabetiza Teresina é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as unidades de ensino para potencializar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, fortalecendo o ciclo de alfabetização. Na prática, as crianças estão criando o hábito de ler com prazer, todos os dias.