A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) fomentou o empreendedorismo e aumentou os números de pequenos empreendedores participantes de feiras e eventos em Teresina.  Só em 2019 foram realizados 40 eventos, nos quais 1.126 microempreendedores participaram.

Além das feiras e eventos proporcionados pela secretaria, muitos artesãos também se beneficiaram com o empréstimo do banco popular, podendo investir e aumentar os seus empreendimentos. A Semest também proporcionou viagens para que nosso artesanato fosse valorizado em outros estados, em grandes eventos onde artesãos locais mostraram seu trabalho e viveram grandes trocas de experiência.

A artesã Mazé Carvalho mudou de vida através do artesanato e fala sobre a importância do apoio da Semest. “Desde criança eu comecei a trabalhar como oleira junto com minha família, mas chegou um tempo em que a olaria que trabalhávamos foi desativada e precisei procurar outros rumos para me sustentar. Encontrei no artesanato a solução para seguir a minha vida e desde que comecei a fabricar minhas peças em cerâmica, a Semest vem me ajudando de uma forma especial, apoiando a mim e outros artesãos através desses eventos, onde consigo vender bastante e ainda divulgar meu trabalho. A Secretaria me ajudou a transformar minha vida e da minha família e hoje sou extremamente grata”, concluiu Mazé.

O Secretário da Semest, Ricardo Bandeira falou sobre os resultados e expectativas para 2020. “Trabalhamos sempre com o intuito de aumentar esses números dentro do empreendedorismo, dando diferentes chances aos nossos artesãos e pequenos empreendedores de aumentar sua renda e de mostrar seu trabalho dentro e fora do nosso estado. Nosso intuito em 2020 é melhorar ainda mais esses números e poder buscar um destaque ainda maior para os nossos produtos locais”, ressaltou o secretário.

A Semest auxilia artesãos e produtores de diversas áreas nas feiras, disponibilizando espaços, tendas e oportunidades para quem trabalha na área. O artesão ou pequeno produtor que se interessar em participar das feiras deve se dirigir à secretaria, que fica localizada na Avenida Campos Sales,1292 ou ligar para saber mais informações no número: (86) 3215-4211.