Ascom/Semec

A divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) anunciou que 42 unidades de ensino já se inscreverem para a 26ª edição dos Jogos das Escolas Municipais de Teresina (JET’s), que acontece a partir de abril.

O evento reúne meninos e meninas em diferentes categorias para disputas de modalidades esportivas individuais e coletivas. O objetivo é incentivar a prática de esportes e promover um espaço de diversão, com integração. Durante os jogos, muitos talentos são revelados, além de servir como seletiva para competições nacionais.

Este ano, cerca de dois mil alunos participarão dos JET’s, inscritos no futsal, handebol, tênis de mesa, atletismo, futebol, voleibol, queimada, badminton e xadrez. A grande surpresa foi o número de inscritos na modalidade handebol. “Temos um time que se destaca nacionalmente e uma onda de estímulo ao esporte, e muitos estudantes se interessam em jogar handebol”, disse Rosana Leal, uma das coordenadoras dos Jogos.

Outro destaque é o crescimento do número de meninas inscritas na competição. “Cada medalha e pódio conquistados por meninas em práticas esportivas dominadas pelo masculino, incentiva a participação de outras competidoras. Tanto sozinhas quanto em equipe, elas conquistaram espaços importantes nos Jogos”, comenta.

Dentro dos JET’s 2020, acontecerá também o VII Circuito Semec de Xadrez, uma disputa acirrada para destacar quem está mais preparado no jogo de tabuleiro. A prática do xadrez vem sendo aprimorada nas escolas municipais de Teresina, e em muitas já é disciplina. Uma parceria com a Federação Piauiense de Xadrez está ajudando na preparação de campeões.