FWF

Durante dois meses, 20 moradores do bairro São Joaquim na zona Norte de Teresina, obtiveram conhecimento profissional na área da refrigeração e, agora, estão aptos para ingressar no mercado de trabalho. O curso foi promovido pela Fundação João Alves de Deus – FUNJAD, com apoio da Fundação Wall Ferraz (FWF).

Para Scheyvan Lima, presidente da FWF, cursos como esse servem não somente para gerar oportunidades de renda, mas também para melhorar a autoestima das pessoas. “Estamos ampliando parcerias com associações, ONGs e igrejas para aumentar ainda mais as chances daqueles que querem mudar de vida”, comenta Scheyvan, que aproveitou a oportunidade para informar que em breve, a instituição irá realizar um processo seletivo para instrutores que irão atuar durante todo o ano de 2020.

Segundo Amparo Ribeiro, técnica da Fundação Wall Ferraz, o Curso de Refrigeração garantiu aos participantes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, já que segundo ela essa é uma área em constante crescimento na capital. “O setor pedagógico da FWF está antenado com as necessidades do mercado. Por isso realizamos cursos onde os participantes possam ter uma renda imediata, para que possam melhorar o orçamento financeiro de suas famílias”, conta.

O instrutor Domingos Neves conta que durante o curso os alunos aprenderam a projetar instalação de sistemas de refrigeração utilizando as boas praticas. “Eles também tiveram a oportunidade de aprender a coordenar a execução da instalação e da manutenção de sistemas de refrigeração, seguindo legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho”, afirma Domingos Neves.

O pintor Antonio José, de 40 anos, buscou o curso porque pretende mudar de profissão, e para ele uma oportunidade gratuita foi o momento certo. “Já trabalho como pintor há cerca de dez anos, mas hoje vejo que a área da refrigeração irá me possibilitar a melhorar a renda da minha família”, comenta.

Os cursos oferecidos pela Fundação Wall Ferraz são gratuitos e os interessados em participar devem atentos ao calendário, que é divulgado através do site fwf.pmt.pi.gov.br. As entidades sem fins lucrativos que desejam ser parceiras na realização de cursos devem procurar a sede da entidade para oficializar a intenção.