Ascom/Semec

Férias não são apenas descanso. Para mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina, o mês de janeiro está sendo dedicado ao aprofundamento de conteúdos por meio do reforço de férias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). São 64 escolas municipais funcionando com rotina de aulas para turmas do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental.

As aulas extras foram planejadas para fortalecer habilidades básicas em matemática e língua portuguesa, ajudando os estudantes a melhorarem o desempenho no ano seguinte. Segundo a coordenadora do reforço, Luzia Carvalho, essas são disciplinas fundamentais para o sucesso acadêmico dos alunos.

“A matemática e o português nos ajudam na leitura de mundo, por isso são primordiais para o crescimento do aluno. O reforço fortalece essa base nos estudos, garantindo um desempenho melhor em todas as outras disciplinas”, explica Luzia.

Ascom/Semec

Para Bianca Sousa, aluna da Escola Municipal Parque Itararé, acordar cedo nas férias compensa pelo orgulho que pretende dar aos pais no próximo ano. “Eu quero ter muitas notas boas no 6º ano, e tenho consciência que preciso de uma força na matemática, por isso acho que vale muito a pena”, declara.

As aulas tiveram início esta semana e seguem até o dia 24 de janeiro. Um teste aplicado pelos professores vai diagnosticar o que foi aprendido pela turma neste período. Os alunos selecionados também começam a ser preparados para o IDEB 2021.

“Estamos trabalhando leitura, escrita, oralidade e números, tudo de forma mais dinâmica, com um material próprio”, conta o diretor da Escola Municipal Monteiro Lobato, Francisco Rodrigues. Nessa escola da zona Sul, 102 alunos participam das atividades de reforço. “São aulas mais lúdicas, com um grupo menor de alunos, possibilitando um atendimento mais individualizado. Essa ação é importante para recuperar notas e reforçar conteúdos”, finaliza o gestor.