A Prefeitura de Teresina, por meio do projeto Teresina Mais Verde, tem trazido mais verde e qualidade de vida à capital. O plantio e distribuição de mudas à população se torna ainda mais favorecido durante as chuvas. As doações são feitas de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30, em dois viveiros: um na avenida Raul Lopes, próximo à Ponte da Primavera, zona leste, e outro no Parque Ambiental, no bairro Mocambinho, zona norte.

Clóvis Júnior, coordenador de Arborização do município, enfatiza o papel do verde no contexto atual. “A ideia é arborizar a cidade para dar vida aos nossos espaços coletivos e às casas. Além disso, as plantas são fundamentais para trazer bem-estar à população, purificando o ar e amenizando as mudanças climáticas que elevam as temperaturas”, disse.

No total, 80 mil mudas já foram preparadas e estão disponíveis nos viveiros para doação e a produção ainda continua. Um total de 10 mil já serão destinadas ao plantio, pela própria Prefeitura, em espaços públicos, como praças, avenidas e áreas verdes. A meta é que, até o fim do ano, todas tenham sido plantadas pela cidade. Dentre as espécies disponíveis nos viveiros, há uma variedade de plantas frutíferas, como mangueira, cajá, goiaba, ata, caju, açaí e acerola, e nativas, como os ipês amarelo e roxo, o caneleiro e Gonçalo Alves.

A equipe de arborização tem continuado as ações de pela cidade. Os trabalhos estão sendo realizados na Avenida Poty, que liga o Poty Velho à Santa Maria da Codipi, que está recebendo o plantio de 320 mudas. Na Avenida Sérgio Mota e na Alameda das Conquistas, outras 200 mudas nativas e frutíferas estão sendo plantadas. Mas projeto continua e tem estoque suficiente para atender todo o período chuvoso. “A Prefeitura tem feito um investimento amplo na arborização da cidade. Mas é importante a colaboração das pessoas também. Por isso, disponibilizamos mudas de forma gratuita para a população”, finaliza Clovis Júnior.