Ascom/Semec

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX) vão promover o Curso de Formação em Xadrez, buscando estudantes universitários que já tenham habilidade com o jogo de tabuleiro. A ideia é preparar professores de xadrez para atuarem nas escolas municipais de Teresina.

As escolas de tempo integral da Prefeitura já agregaram o xadrez em sua grade curricular, como forma de estimular o raciocínio lógico dos alunos e desenvolver uma série de competências atreladas a essa prática. Para expandir o alcance da disciplina, a Semec e a Federação realizarão a formação gratuita de interessados, dia 20 de janeiro, no Centro de Formação Odilon Nunes.

Segundo a coordenadora das escolas de tempo integral no município, Eliane Santos, podem inscrever-se estudantes universitários que estejam cursando a partir do 4º período de qualquer licenciatura. “É preciso que já tenha alguma habilidade com o xadrez, pois recrutaremos estagiários nessa oportunidade. O objetivo é ampliar o número de escolas que oferecem a disciplina de xadrez na Rede Municipal”, detalha.

Feliz com a parceria entre a Federação Piauiense de Xadrez e a Semec, o presidente da FPIX, Luísa Carlos, destaca como a modalidade é uma importante ferramenta pedagógica.

“O xadrez traz muitos benefícios para a formação dos jovens, sendo um esporte lúdico e que desenvolve habilidades cognitivas. Estamos desde o ano passado capacitando professores para ministrar a disciplina nas escolas da Prefeitura, agora com mais escolas, precisamos de mais professores. Essa é uma boa oportunidade para aprimorar a técnica e atuar em um estágio remunerado”, afirma Luís Carlos.