Um espaço que, desde a sua idealização, é lar para as mais diversas formas de arte, a Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho celebra mais um ano de vida. Referência em diversidade, o espaço está com exposição comemorativa de dois anos. Com entrada gratuita, a mostra está aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Situada em uma das áreas mais ricas em cultura da cidade, a Galeria de Artes Visuais foi inaugurada em 2017, como parte do projeto de reestruturação do Mercado Velho. O espaço, mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), vem estimulando a prática de ir ao centro e democratizando a arte para os diversos públicos.

“A Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho chegou para contribuir, ainda mais, com as demais vertentes culturais da nossa cidade. É casa para talentosos artistas, sejam eles consagrados ou iniciantes, da capital e região”, destaca Luís Carlos Alves, presidente da FMC.

Com a exposição “2 Anos da Galeria do Mercado Velho”, o espaço está reunindo vários trabalhos apresentados ao longo do período funcionamento. Estão sendo exibidas, por exemplo: obras de Fernando Costa, pinturas feitas com aquarela, cera ou carvão; a coletiva Amor e Feira, que aprofunda na prática do retrato pictórico; e a coletiva Piauhy Surreal Group, que traz as várias formas de escrita urbana. A mostra acontece até 1º de fevereiro.

“Sempre com o objetivo de oferecer ao público da nossa cidade um cenário diversificado das artes visuais, a Galeria comemora dois anos de muitas exposições temporárias que são realizadas durante o ano todo”, afirma o coordenador de artes visuais da FMC, Guga Carvalho.

Confira as exposições que aconteceram na galeria desde a sua inauguração:

  1. Exposição Individual Nonato Oliveira
  2. Exposição Individual Elda Ribeiro
  3. Exposição Individual Aureliano Müller
  4. Exposição Individual Fátima Campos
  5. Exposição Coletiva Prêmio 2018
  6. Exposição Coletiva Entre Rios
  7. Exposição Coletiva Amor e Feira
  8. Exposição Coletiva Piauhy Surreal Group
  9. Exposição Coletiva Ruaz Grafite
  10. Exposição Coletiva Prêmio 2019
  11. Exposição Individual Fernando Costa