Ascom/Sdu Sudeste

Um novo conceito de intervenção na mobilidade urbana está sendo implantado em Teresina, o Traffic Calming (medidas para acalmar o tráfego). A Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Sudeste é a responsável por executar o projeto piloto nas ruas Anchieta e Suez, do bairro Dirceu I, que já está em fase de conclusão das obras.

O projeto conta com aproximadamente R$ 140 mil de investimento, oriundos de recursos próprios do município, e consiste na readequação das vias para o modelo de Rua Completa. Esse conceito tem como base a distribuição do espaço de maneira mais democrática, comportando todos os tipos de transporte (bicicleta, automóvel, patinete, a pé, entre outros). Além das mudanças relacionadas ao trânsito, também são desenvolvidas estratégias que contribuam para maior convivência da população.

Isaac Meneses, superintendente executivo da SDU Sudeste, aponta quais foram as intervenções realizadas nas ruas Anchieta e Suez. “Como se trata de uma região com muitas unidades escolares, dividimos as duas ruas em vias de mão única e criamos estruturas para receber estacionamento, urbanização e arborização. No encontro das ruas fizemos uma praça, onde foi colocada uma academia popular e, para a valorização do espaço, o muro virou um painel de grafite”, informa.

Como parte dos investimentos em mobilidade urbana na região, o Dirceu I também recebeu, recentemente, obras de asfaltamento em todo o bairro.

Segundo o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, a ideia é contribuir para que a população usufrua dos espaços públicos. “Em todos os nossos projetos de intervenção urbana pensamos em como a população vai se beneficiar de forma saudável daquele espaço. O Traffic Calming é um projeto pioneiro aqui em Teresina e que temos muito orgulho de trazer para a região Sudeste como algo inovador e importante para a qualidade de vida”, destaca.