Ascom/Sdu Sudeste

Além de investir na pavimentação de vários trechos na região, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste também executa manutenção e recuperação de calçamento. Em 2019, foram investidos em torno de R$ 1.800.000,00, com recursos próprios do município, em zonais de recuperação de canaletas e pavimentação na zona Sudeste de Teresina.

A SDU Sudeste executou, aproximadamente, 60 mil metros quadrados de recuperação de pavimento, sarjetas e canaletas. Para realizar esse trabalho, segundo o superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, existem empresas previamente contratadas, através de procedimento licitatório regular, para atuar na manutenção e recuperação de várias demandas na região, principalmente pavimentação. São chamadas ‘zonais’. O trabalho contempla ainda os serviços de drenagens, melhoria nos canteiros centrais, passeios, obras de contenção e serviços em geral.

“Há uma preocupação em atender todas as demandas de forma objetiva e rápida para causar o menor transtorno possível à população. Quando recebemos a solicitação da comunidade para reposição do pavimento, são adotadas as medidas necessárias de forma programada para que o reparo seja feito de imediato”, ressalta o superintendente.

São vários os exemplos de ações que estão sendo ou foram executadas pelas zonais na região: recuperação da galeria na Vila Andaraí; reposição de calçamento na Vila Verde, Vila Araguaia, Vila da Guia, Vila Andaraí, Dirceu II, Vila Washington Feitosa, Deus Proverá, Encontro com Deus, Monte Horebe, Extrema, Manoel Evangelista, Vila Coronel Carlos Falcão, Colorado, Alto da Ressurreição, Frei Damião; reposição de sarjeta no Dirceu 1 e outros.

Na região também foram construídas mais de 20 canaletas do tipo fechada, que facilitarão o escoamento das águas pluviais, além do nivelamento das vias, melhorando a trafegabilidade dos veículos. Ao todo, entre canaletas abertas e fechadas, foram implementadas mais de 100 unidades.

“As canaletas do tipo fechada, permitem o escoamento das águas pluviais sem haver necessidade de diminuir ritmo dos veículos que por ela trafegam, melhorando, com isso, a mobilidade e dando maior fluidez ao trânsito. Destaca-se ainda que esta canaleta possui seção retangular, ou seja, funciona como uma célula para garantir a drenagem eficiente das vias”, explica Isaac Meneses, superintendente executivo da SDU Sudeste.

Vários bairros receberam o novo modelo de canaletas, dentre eles, Vila da Guia, Todos os Santos, Parque Firmino Filho e Tancredo Neves.

O órgão ressalta a importância da colaboração dos teresinenses apontando os locais que necessitem de recuperação no pavimento. A população pode ir diretamente à SDU, ou através do Colab.re, aplicativo para celular utilizado pelo município para solicitações.

Para ajudar no trabalho da SDU com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7855 ou 3215-7856. O horário de funcionamento do órgão é de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.