A Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) está comemorando mais um excelente resultado no Enem dos estudantes que participaram do programa Unitodos. Este ano, 16 alunos obtiveram nota superior a 900 na redação e agora vivem a expectativa de conquistar uma vaga na universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que já está com as inscrições abertas.

Hellen Thayara de Oliveira é uma das alunas que conseguiu 960 pontos na redação. Ela espera conquistar uma vaga em Direito na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). “O Unitodos foi importante demais, eu queria me preparar, mas não conseguia me concentrar, então neste sentido foi um auxílio primordial para melhorar meu desempenho. A minha expectativa é boa por conta da nota de corte da edição anterior, nós sabemos que sempre tem uma diferença, sobe um pouco, porém creio que vou conseguir a pontuação necessária”, disse.

O Unitodos possibilita que jovens da rede pública municipal se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio com aulas em 34 polos da cidade. Gustavo Lucas Ferreira obteve 980 pontos e sonha em cursar educação física. Ele reiterou a importância do Unitodos na sua preparação, principalmente nas disciplinas que tinha maior dificuldade. “As expectativas são boas por conta do meu desempenho na redação. O preparatório me ajudou principalmente nas disciplinas”, afirmou.

Outra estudante que teve um ótimo desempenho, com 960 pontos, foi Maria Viviane de Jesus, ela indicou que o Unitodos a auxiliou bastante em disciplinas como física e biologia. O seu desejo é cursar medicina veterinária.

A coordenadora do programa, Cássia Mendes, detalha quais são os requisitos para que um aluno se inscreva no preparatório, apontando a preocupação da Prefeitura de Teresina em alavancar o desempenho dos alunos de escolas públicas, de modo aumentar o índice de aprovações. “Nosso público-alvo são alunos oriundos de escolas públicas, é uma política pública educacional da gestão municipal, e o prefeito de Teresina tem tido essa sensibilidade de dar a oportunidade aos jovens que não podem pagar um curso preparatório”, frisou.

O secretário municipal da Juventude, Zé Filho, detalhou que a Prefeitura vem trabalhando com os alunos desde a base, fortalecendo o ensino para que eles possam conquistar a tão sonhada vaga na universidade. “É uma satisfação muito grande poder ajudar no futuro desses alunos, trazer uma política pública de resultados para a juventude. A Prefeitura de Teresina tem um trabalho grande na educação desde a base, e a tendência é o Unitodos crescer a cada ano”, concluiu.