A Prefeitura de Teresina inaugura nesta quarta-feira (22), às 18h30, a Unidade Básica de Saúde Adriana Maria Farias de Carvalho Valadares, localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro Buenos Aires, zona Norte da cidade. A solenidade contará com a participação do prefeito Firmino Filho.

O novo prédio vai proporcionar o atendimento da população dos bairros Buenos Aires, Bom Jesus e uma parte do Água Mineral. A unidade possui três Equipes de Saúde da Família para atender uma média de 10.500 pessoas, ofertando serviços de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacina, coleta, procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

“Estamos satisfeitos em entregar para a população de Teresina mais uma UBS, que trará uma assistência de qualidade à população da zona norte. É importante destacar que em Teresina as 90 UBSs existentes já alcançaram a cobertura de 100% da cidade e agora a Prefeitura dá novos passos para melhorar as estruturas físicas dessas unidades, trazendo mais conforto e comodidade aos usuários”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.

Uma área de 773,52 metros quadrados foi construída com o investimento de R$ 895.941,36. A unidade contará com cinco consultórios, sala de vacina, sala de dispensação de medicamentos, recepção, sala de inalação, sala de coleta, sala de curativos, sala de atividades coletivas, dois consultórios odontológicos, sala de observação, um escovódromo, sala de reuniões, sala de administração, almoxarifado, sala para Agentes Comunitários de Saúde, copa/cozinha, sala de esterilização, expurgo e cinco banheiros.

HOMENAGEM

O nome da unidade é uma homenagem a Adriana Maria Farias de Carvalho Valadares, professora, graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduada em Saúde Pública pela mesma instituição.

Adriana Valadares começou suas atividades profissionais ainda na adolescência, na antiga Cepisa – Centrais Elétricas do Piauí S.A., como aprendiz. Posteriormente, no ano de 1988, ingressou na Secretaria de Saúde do Estado do Piauí. Nessa instituição passou pelos mais diversos cargos, assumindo diversas funções e passando pelos mais diferentes setores, sempre desempenhando suas atividades com esmero.

Em 2004 assumiu a Gerência de Atenção Básica da FMS, da Prefeitura de Teresina, onde passou também por diversos cargos e funções. Merece destaque o cargo de Diretora da Regional Centro-Norte de Saúde, exercido até recentemente com extrema dedicação.