Ascom/Semec

Com um programa sistemático voltado exclusivamente para o desenvolvimento da leitura e escrita, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) já começou a enviar, para as unidades de ensino, o material didático que será trabalhado este ano no Programa Alfa e Beto. São mais de 25 mil kits de livros sendo entregues até a próxima semana.

O material é direcionado para alunos do 2º Período da Educação Infantil, 1º e 4º ano do Ensino Fundamental. As caixas chegaram de Juiz de Fora, onde a Prefeitura de Teresina mantém parceria com o Instituto Alfa e Beto. O objetivo é fortalecer, ao longo do ano, as habilidades de leitura e escrita dos alunos a partir de métodos cientificamente comprovados, iniciando as ações de alfabetização ainda na Educação Infantil.

De acordo com Ana Virgínia, uma das coordenadoras do Programa no município, os livros chegam às escolas antes do início das aulas para que a equipe possa se apropriar do conteúdo. “O planejamento é todo realizado com antecedência, então o material chega antes e as ações começam a ser implementadas logo nos primeiros dias de aula. Toda essa logística ajuda na boa execução do Programa Alfa e Beto”, explica.