Ascom/ Semec

Com matrículas abertas nas escolas municipais de Teresina para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Semec) está mobilizada, buscando quem abandonou os estudos. A missão é convencê-los a voltar à sala de aula em 2020.

São mais de três mil vagas, em 30 unidades de ensino, aguardando jovens e adultos que, por algum motivo, pararam de estudar. Além das aulas diferenciadas, pensadas para estimular esse público específico, os alunos matriculados participam de cursos profissionalizantes de Empreendedorismo, Ocupações Administrativas, logística ou Telesserviços.

Durante as buscas, o grupo percorre as comunidades distribuindo panfletos, colando cartazes e explicando como funciona a modalidade. O diálogo é para fornecer informações e chamar para efetuarem as matrículas antes do início do período letivo.

“Percebemos que muitas pessoas não sabem dessa oportunidade, então explicamos que as aulas são gratuitas, geralmente no período noturno, com material didático e cursos profissionalizantes que podem ajudar na busca por novas fontes de renda para as famílias. Temos inclusive turmas de alfabetização, para quem abandonou a escola mesmo antes de aprender a ler”, explica a coordenara de EJA na SEMEC, Ana Vitória Carvalho.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS- EJA