Facilitando a comunicação da população com os gestores municipais, o aplicativo Colab.re tem sido uma ferramenta essencial para atender solicitações de reparos em ruas e avenidas da capital por meio da Operação Tapa Buracos.  Em 2019, foram atendidas 850 demandas atendidas pela Coordenação de Asfaltamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), totalizando uma taxa de resolução de 100%.

Com base nos dados fornecidos pelo Colab.re, desde que a plataforma foi criada em 2013 até 2020, a taxa de resolução é de 99%, sendo 1.795 demandas resolvidas, nenhuma foi indeferida, e 17 ainda estão sendo atendidas.

De acordo Daniel Pereira, coordenador de Asfaltamento da SEMDUH, o aplicativo recebe as solicitações da população e estas são distribuídas por categoria, sendo encaminhadas diretamente para os coordenadores de cada secretaria, que ficam responsáveis por incluí-las em suas programações.

“No caso do asfaltamento, nossas demandas são voltadas para reparos emergenciais de vias, principalmente nesse período chuvoso em que surgem muitos buracos e intensificamos as ações da Operação Tapa-Buracos. A população coloca a foto do problema, a localização específica e conseguimos encaminhar uma equipe no ponto exato para a resolução”, explica Daniel Pereira.

Sobre o Colab

O aplicativo é gratuito e está disponível para IOS e Android. Nele, a população pode deixar sugestões, reclamações, denúncias e solicitações de serviços que serão encaminhados para gestores da prefeitura.