A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi realizou o Mutirão de Manchas, uma busca ativa de casos de hanseníase no último sábado (25). Um total de três médicos e três enfermeiros examinaram 60 pessoas e fizeram 10 encaminhamentos para especialistas de dermatologia.

“Os profissionais ficaram em dois consultórios, sendo que antes de entrar os pacientes passavam por uma triagem com técnicos de enfermagem. Os profissionais aproveitavam e faziam pesagem, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar nos pacientes”, explicou Darllyana Mendes, coordenadora da UBS Santa Maria da Codipi.

Em alusão à Campanha “Janeiro Roxo”, que busca combater a hanseníase, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está realizando uma programação especial. Entre as atividades, acontecerão ações educativas e avaliação clínica da população que convive ou conviveu diretamente com pessoas infectadas pela doença. O dia D será no sábado (01/02), com mutirão de manchas de pele em todas as zonas da cidade.

Confira a programação:

-31/01 (Sexta-feira):  Panfletagem no Shopping da Cidade

Horário: 09 às 12 h

Orientação à população sobre Hanseníase, por meio de distribuição de folders.

-01/02 (Sábado): Mutirão de Manchas de Pele.

Horário: 08 às 13h

Região Centro/Norte: UBS Poty Velho

Região Sudeste: UBS Reginaldo Castro/Renascença

Região Leste: Ambulatório do Hospital Do Satélite

Região Sul: Ambulatório do Hospital Geral do Promorar