As lavanderias comunitárias foram criadas para assegurar condições adequadas de trabalho à categoria, incentivando a geração de renda através da organização, valorização do trabalho e fortalecimento econômico, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST), e busca realizar sonhos e mudar a realidade através da profissão de lavadeira, como é o caso da Dona Graça que trabalha há 20 anos na lavanderia comunitária do bairro Santa Izabel. Com a renda que arrecada na lavanderia ela cuidou de cinco filhos e construiu sua casa. “Isso aqui é tudo na minha vida, foi aqui que eu comecei a trabalhar, ganhar dinheiro e consegui ser livre”, relata a senhora de 75 anos.

“Com a chegada do projeto tudo melhorou, passamos a ter mais qualidade na hora de lavar e passar, além da segurança, que é algo bom tanto para a gente quanto para o nosso cliente. A atenção e cuidado conosco passou a existir e assim nos sentimos valorizadas”, completa.

Dona Graça contou ainda o que conquistou trabalhando na lavanderia. “Comprei muita coisa para dentro da minha casa, comprei um carro ano passado e criei cinco filhos trabalhando aqui. Mesmo que eu me aposente, não saio daqui”, afirma a lavandeira, orgulhosa.

Ricardo Bandeira, secretário da SEMEST, ressalta a importância do projeto. “É com grande orgulho que estamos sempre apoiando e renovando esse projeto das lavanderias comunitárias. Hoje, muitas famílias são sustentadas com a renda de lá e muitas pessoas como a dona Graça formam os filhos e garantem um futuro melhor para eles através dessa profissão. Recentemente fizemos algumas reformas e continuaremos trabalhando para que esse projeto ajude cada vez mais famílias”, concluiu.

As lavanderias comunitárias contam, atualmente, com oito unidades funcionando de segunda a sábado. Empregam mulheres entre 21 a 75 anos, que são, em sua maioria, de baixa escolaridade. Em muitos casos, a principal renda familiar vem do trabalho na lavanderia.