Ascom/SDU Centro-Norte

No mês de janeiro, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU Centro/Norte fez a retirada de 30 carradas de aguapés de lagoas espalhadas por vários pontos da zona norte de Teresina.

Foram contemplados locais como as lagoas da Avenida Izidorio França , da Avenida Rio Poti (córrego da cerâmica), do Mocambinho (Próximo ao Parque Lagoas do Norte), Nova Brasília (na Rua Campo Maior), ao lado do Atacadão (Rua Lili Lopes), do Alto Alegre (Rua Sapucaia) e bomba da Vila Mocambinho III (piscinão).

A gerente de Obras e Serviços da SDU Centro Norte, Patrícia Santos, explica que a retirada desses aguapés é necessária para evitar que haja a obstrução das estações de bombeamento. “Estamos fazendo esse trabalho de retirada periodicamente, com isso conseguimos garantir o bom funcionamento das estações”, disse.

Além da retirada dos aguapés, continua sendo feito o controle das estações elevatórias e das bombas. “Com as chuvas, o aumento de água que passa pela estação elevatória é grande, por isso o monitoramento é feito diariamente, inclusive com a retira dos aguapés que se acumulam nas estações, assim evitando maiores problemas nesse período chuvoso”, acrescenta.

Estão sendo monitoradas as Estação da Boa Esperança, do Dique, do Piscinão do Mocambinho e ainda da estação na Avenida Duque de Caxias, localizada próximo ao Atacadão. As três estão com o nível normal, por esse motivo não está sendo necessário o funcionamento de todas as bombas. “Essas estações estão com o nível bom, mas mesmo assim estamos fazendo o monitoramento diário no local”, acrescenta.