Ascom/Semec

Interessadas em conhecer melhor o modelo de educação pública que dá certo, representantes da rede municipal de Araucária (PR) estão em Teresina, hoje (28), visitando a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O objetivo é colher informações para replicar as práticas bem sucedidas que levaram Teresina a ser destaque no Brasil.

A secretária municipal de Araucária, Adriana Palmieri, e a superintendente de Projetos, Leonice Lacerda, tiveram acesso às estratégias utilizadas na Rede Municipal de Teresina ao longo dos últimos anos, ações elencadas pela equipe da Semec como fundamentais para a trajetória de sucesso.

Segundo a secretária, a indicação da visita partiu do ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Ouvimos falar tão bem, que viemos conhecer de perto a excelência da educação do município, desde as questões pedagógicas até aspectos jurídicos, administrativos, tudo para entender como tem sido esse gerenciamento. Estamos encantadas com o amor que a equipe tem pela educação”, opina Adriana.

A conversa teve como foco a gestão baseada em evidências, explanando a importância do uso dos resultados para o desenvolvimento de políticas educacionais. Também mostraram a força da política de formação, gestão de recursos e outras sistemáticas.

“Além de termos um planejamento estratégico com metas bem definidas, trabalhamos em equipe para que uma ação leve a outra, como as avaliações sendo fundamentais para nossas formações com as equipes escolares, por exemplo”, explica Estegite Moura, gerente de Formação da Semec.

O que mais chamou atenção da superintendente Leonice foi “o brilho nos olhos das pessoas que fazem esse modelo funcionar”, disse.  “O engajamento, a vontade de fazer, tudo isso nos impressionou muito e certamente servirá de inspiração”, conclui a visitante.