O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) promove, nesta quinta-feira (30), uma série de atividades em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental. Atividades lúdicas, educativas e panfletagem fazem parte da programação, e acontecem nos turnos manhã e tarde.

A ação começa às 9h da manhã, com a segunda edição do CAPSi itinerante, que acontece na Praça do 8º DP, bairro Dirceu I. “Nossa proposta é não só discutir temas a respeito da saúde mental, mas também promover atividades lúdicas, como dança e biodança, além da distribuição de panfletos e esclarecimentos à população sobre os assuntos referentes à saúde mental”, comenta Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi.

A programação segue durante a tarde. A partir das 14h30, a equipe estará no Terminal de Integração do Zoobotânico realizando uma panfletagem. “Além da distribuição de fôlderes, estaremos dando orientações às pessoas que passarem ali, naquele momento, sobre saúde mental, o Janeiro Branco e nossos serviços”, informa Sayonara Lima.

O Janeiro Branco é uma campanha que convida a população a iniciar o ano discutindo temas relevantes à saúde mental e, principalmente, aqueles que promovem a reflexão sobre os melhores cuidados que qualquer um pode ter e ofertar. “Precisamos falar de saúde mental, não só no aspecto das doenças que podem nos acometer, mas, de preferência, falar sobre o que torna nossas vidas mais saudáveis e harmônicas”, diz a coordenadora.

Ela ressalta a importância de disseminar informações, falar de qualidade de vida e como preservar a saúde mental. “É nessa perspectiva de promoção da saúde mental que o CAPSi baliza a sua atuação, buscando realizar ações de qualidade e que colaboram na potencialização da saúde mental de crianças e adolescentes”, finaliza Sayonara Lima.