Ascom/ FMS

Cerca de 3.500 pessoas da zona rural de Teresina serão beneficiadas com o funcionamento da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio José de Miranda Dantas Júnior, administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e localizada no povoado Chapadinha Sul. A solenidade de inauguração acontece neste sábado (01), a partir das 9h e será aberta ao público.

Com área construída de 456 metros quadrados, a nova UBS leva o nome de Antônio José de Miranda Dantas Júnior, empresário, formado em direito e que atuou em prol da comunidade da Chapadinha Sul.  Quanto à estrutura de pessoal, a Unidade conta com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, que deve atender moradores da Chapadinha Sul, Cebola, Buritizinho, Junco, Samambaia, BR 316, Assentamentos 8 de Março e 17 de Abril.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, a inauguração da UBS faz parte da requalificação da Atenção Básica. “Nosso trabalho em prol da saúde da população é incansável. Estamos felizes por inaugurar essa nova Unidade, que obedece às exigências do Ministério da Saúde e que aumentará a qualidade dos serviços ofertados na zona rural”.

Nas Unidades Básicas de Saúde os usuários podem receber atendimento básico nas áreas clínicas. “São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e encaminhamento para consultas especializadas”, afirma o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

“É gratificante participar dessa conquista para a comunidade, pois antes a UBS ficava em prédio alugado. Com a nova UBS, proporcionaremos mais conforto a todos e nós, servidores, nos sentimos mais valorizados e envolvidos no processo de assistência. Fico feliz ao ver a qualidade do serviço melhorando”, afirma a enfermeira Aika Barros.

O presidente do Conselho Comunitário da Chapadinha Sul, Gilberto Sousa, também demonstrou satisfação pela construção da nova UBS. “A comunidade está feliz. Só temos a agradecer ao prefeito e ao presidente da FMS por construírem essa grande casa na nossa comunidade. A equipe de saúde já faz um excelente trabalho e está empolgada para trabalhar no novo local”, conta.

Conheça a estrutura da UBS da Chapadinha Sul

Para o completo funcionamento da UBS, foram construídos dois consultórios com sanitários, sala de recepção e espera, quatro consultórios indiferenciados, consultórios odontológicos, sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais, banheiros para funcionários, copa, almoxarifado e sala de administração e gerência.

Há ainda depósitos de resíduos, uma sala de arquivo, um SAME, uma sala de inalação coletiva, uma sala de curativo, uma sala de vacina, uma sala de atividade coletiva, uma sala de coleta de sangue para exame, uma sala de observação/procedimentos, uma sala de dispensação de medicamento, uma sala de esterilização e um expurgo.