A primeira edição do Teresina em Ação de 2020 vai acontecer neste sábado (01), na Praça Rita de Cássia, no Bairro Vale do Gavião, das 8h às 13h. Serão ofertados à população mais de 170 serviços gratuitos e um dos destaques dessa edição será o “Banho móvel” para moradores em situação de rua.

Pela primeira vez o projeto vai oferecer o serviço “Banho Móvel”, componente do Projeto Atenda na Rua, da Fundação Municipal de Saúde. O carro adaptado com dois chuveiros, que permite cerca de 20 banhos, estará disponível para que pessoas em situação de rua possam contar com serviços de higiene. A FMS terá ainda a equipe de saúde “Consultório na Rua” com profissionais como médicos, enfermeiros e assistentes sociais esclarecendo dúvidas e realizando teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, além da escuta, orientações sociais e atendimento psicológico.

Outra novidade dessa edição será a realização de cadastro para o Teresina Transforma, projeto criado para promover ações de solidariedade e voluntariado. Através da plataforma online, a população pode conhecer instituições e iniciativas que precisam de ajuda. Lançado pela PMT, em dezembro de 2019, contempla ações de combate à pobreza, igualdade de gênero, proteção animal e saúde. Durante o Teresina em Ação será possível contar com equipes e instrumentos para cadastro na plataforma digital. As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato através do e-mail teresinatransforma@gmail.com.

Essa edição contará ainda com a Equatorial Energia Piauí, como novo parceiro, com serviços de ligação nova, transferência de titularidade, mudança de medidor de local, cadastro de tarifa social e com balcão de informações para esclarecer dúvidas.

Entre os serviços ofertados será possível realizar também a emissão do RG, agendamento para emissão da Carteira de Trabalho, solicitação da 2º via da certidão de óbito, agendamento e orientações do passe livre do idoso e da pessoa com deficiência, além de serviços nas áreas de cidadania, saúde, assistência social, cultura e lazer. Terá serviços da Justiça Itinerante, Defensoria Pública, Junta Militar, Secretaria de Segurança Pública, Divulgação e orientação dos serviços do CREAS, informações acerca do Serviço Família Acolhedora Partilhando Cuidado e orientações sobre os serviços de residências inclusivas e Centro de Microcefalia.

O Teresina em Ação é uma parceria da Prefeitura de Teresina, através da Semcaspi, com a TV Clube. A população pode entrar em contato com a Gerência de Políticas Integradas da Semcaspi por meio do telefone (86) 3131-4714 para realizar um Teresina em Ação no seu bairro.