Ascom/Semec

Capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre todas do país, Teresina tem buscado alcançar resultados cada vez melhores. E tudo indica que as boas notícias da Educação chegarão durante todo o ano de 2020. Na próxima terça-feira (4), o Prefeito Firmino Filho vai receber uma representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) que vem, pessoalmente, anunciar os resultados alcançados em 2019 pela capital piauiense. O encontro será às 12h, no Palácio da Cidade.

Os números são referentes ao Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (Saethe), com testes aplicados a alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Municipal. A parceria com o CAEd já dura seis anos e avalia o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, mensurando as habilidades dos estudantes em diferentes anos escolares.

A coordenadora de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Giovanna Saraiva, adianta que os novos dados são surpreendentes. “O melhor resultado desde 2014”, anuncia. Com os dados em mãos, a Semec pretende aprimorar as políticas que garantem o avanço no desempenho.

A expectativa para a divulgação dos resultados é também para analisar os níveis de alfabetização das crianças, um dos focos da Prefeitura. Além de dar base para o planejamento das formações de professores e ações das escolas este ano.