Ascom/Semduh

A Praça Cultural do Dirceu I recebeu uma ação de educação ambiental muito especial nesta sexta-feira (31). Durante toda a manhã, aconteceu o primeiro Mutirão da Seletiva com oficinas de reaproveitamento de materiais, troca de materiais recicláveis por brindes sustentáveis e a presença de um Posto de Entrega Voluntária (PEV) Itinerante, que permanece no local até dia 03 de fevereiro para que a população possa dispor seus resíduos recicláveis.

Para a coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), a ação é importante para incentivar o teresinense a separar o seu resíduo orgânico do reciclável e garantir uma destinação correta para cada tipo.

“Itens de vidro, metal, plástico e papel podem ser reaproveitados. Basta separar esses materiais, garantir que estão limpos e destinar para o PEV mais próximo. Atualmente, Teresina conta com 20 PEVs distribuídos em todas as zonas, facilitando o acesso para a população”, explica a coordenadora.

Com a ação do Mutirão da Seletiva, é possível alcançar a adesão de mais cidadãos e tirar dúvidas sobre como funciona a coleta e reaproveitamento dos materiais recicláveis.

“O PEV Itinerante permanece aqui até segunda-feira, dia 03, na Praça Cultural do Dirceu I, para que as pessoas possam conhecer como funciona a coleta seletiva. Já fizemos um trabalho informativo conversando com a população e temos recebido um feedback positivo dos moradores sobre a ação”, destacou Sabrina Mendes, educadora ambiental da Prefeitura de Teresina.

A administradora Ana Carolina Silva participou da oficina de reaproveitamento de materiais e adorou a iniciativa. “Eu acho muito importante essas ações que fomentem a reciclagem. Já ajudo doando garrafas pet para pessoas que reaproveitam os materiais para fazer vassouras, guardar sementes ou leite. E é sempre bom ver o incentivo para que todos possam achar uma maneira de dar um destino correto para esses materiais”, comentou.