Foto: Rômulo Piauilino

Neste sábado (01) a população do Bairro Vale do Gavião receberá o primeiro Teresina em Ação de 2020. A 28ª edição da manhã de cidadania e lazer acontecerá na Praça Rita de Cássia a partir das 8h até às 13h, e levará mais de 160 serviços gratuitos para a comunidade. As atrações culturais terão a presença das majestades do carnaval de Teresina, iniciando fevereiro com o tradicional ritmo carnavalesco.

“O Teresina em Ação chega a mais um ano. Faremos amanhã a primeira edição de 2020, a edição de Carnaval. Ficamos felizes por renovar a parceria que temos com a TV Clube. O Teresina em Ação é um instrumento que a Prefeitura de Teresina encontrou para executar a estratégia desburocratizada de servir a população e tem dado cada vez mais certo”, afirma Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

A edição deste sábado contará com os tradicionais serviços de emissão do RG, agendamento para emissão da Carteira de Trabalho e emissão do Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência, orientações sobre o Bolsa Família, entre outros. Terão ainda serviços da Justiça Itinerante, Defensoria Pública, Junta Militar e Secretaria de Segurança Pública.

No setor de saúde haverá orientações sobre saúde bucal, doação de sangue, doenças e infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos de sífilis e hepatite b, vacinação contra o sarampo, consulta com clínico geral, serviços de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e nutrição oferecidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), ATRAPI, HTI, Hospital da Polícia Militar, Hemopi e Gerência de Segurança Alimentar e Nutrição (GSAN/Semcaspi).

Dentre as novidades desta edição está a nova parceria com a Equatorial Energia Piauí, que estará prestando informações sobre o cadastro de tarifa social, transferência de titularidade, mudança de local de medidores de energia e agendamento para novas ligações. Terá também o projeto “Banho Móvel” da FMS, que dispõe de um carro adaptado com dois chuveiros, que podem ser utilizados simultaneamente, para que pessoas em situação de rua possam realizar higiene pessoal.

Outra novidade é o stand de cadastramento para voluntariado da plataforma Teresina Transforma. Segundo Débora Ferraz, coordenadora do Teresina em Ação, o Teresina Transforma é uma plataforma digital que serve para unir quem tem vontade de ajudar e quem precisa de ajuda por meio de diversos projetos sociais e ONGS. “Estaremos no Teresina em Ação realizando cadastros de novos voluntários e divulgando as informações sobre como cadastrar projetos sociais. Mas também é possível se cadastrar diretamente no site  teresinatransforma.pmt.pi.gov.br”, conclui.

Na programação do palco cultural, as marchinhas ficarão por conta do grupo Charanga e da Banda 16 de Agosto da Fundação Municipal de Cultura (FMC). A festa também será animada com o maestro Aurélio Melo e a Banda Cajueiro, formada por usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência em Assistência Social do Território Leste.

O Teresina em Ação é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), e a TV Clube que está há um pouco mais de dois anos levando mensalmente para os teresinenses diversos serviços de cidadania, saúde e assistência social de forma integrada e descentralizada.  A população pode entrar em contato com a Gerência de Políticas Integradas da Semcaspi para solicitar um Teresina em Ação no seu bairro através do telefone (86) 3131-4714.