Ascom/FMS

A Maternidade da Fundação Municipal de Saúde (FMS), localizada no bairro Satélite, zona leste de Teresina, está precisando de frascos de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou de café solúvel. O utensílio servirá para o armazenamento correto de leite humano e, por este motivo, a Maternidade solicita que a população faça a doação desses recipientes.

Para realizar a doação dos frascos, o interessado deve se dirigir ao posto de coleta de leite da Maternidade do bairro Satélite, de segunda a sexta-feira, nos horários manhã e tarde ou entrar em contato com a unidade ( 3235-2074) para que o motoboy vá buscar o utensílio. “Qualquer pessoa pode tornar-se doador de frascos de vidro e contribuir com a nutrição dos bebês. Isso é um ato de amor ao próximo”, afirma a diretora da Maternidade, Luciana Sebim.

A diretora explica ainda que esse tipo de frasco é considerado adequado para armazenar e preservar o leite doado, alimento essencial para a nutrição de bebês. “Essas embalagens são resistentes ao processo de congelamento, são fáceis de esterilizar e higienizar e permitem manutenção dos nutrientes do leite humano”, finaliza.

Maternidades da Prefeitura também recebem doação de leite humano

Em Teresina, as maternidades da Prefeitura, localizadas no bairro Dirceu, Satélite e Buenos Aires, possuem sala de coleta de leite humano. Estes locais contam com nutricionistas e, além de serem responsáveis pela coleta de leite humano, realizam atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A diretora geral da Maternidade Wall Ferraz, Mércia Cassandra, explica que, para uma mamãe ser uma doadora, a nutriz precisa estar saudável, amamentando o seu filho e ter uma produção além das necessidades dele, pois vai doar o excedente. “Ela então vai a um posto de coleta de leite, faz cadastro e recebe as orientações necessárias sobre a doação”, afirma.

Mércia Cassandra informa ainda que a doação de leite é necessária nos casos em que a mãe não consegue produzir leite para o seu filho ou o produz de forma insuficiente. “Como o leite é fundamental para a nutrição e o desenvolvimento saudável dos bebês,  a FMS solicita que as mães que se enquadram nos requisitos acima se dirijam à uma das unidades da FMS para realizar a doação. É um ato que pode contribuir para o bem de muitas crianças”.