Ascom/Sdu Sudeste

Com o objetivo de evitar alagamentos e melhorar o escoamento de água das chuvas, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Sudeste intensificou o serviço de limpeza de galerias e bueiros. Diariamente, são retiradas, em média, três toneladas de resíduos sólidos.

O trabalho é realizado durante todo o ano, mas em virtude do período de chuvas intensas, a SDU Sudeste traça um calendário de reforço dos serviços de zeladoria. Em 2019, foram gastos cerca de R$ 430 mil, com uma média mensal de aproximadamente R$ 36 mil.

“A SDU Sudeste está sempre fazendo a limpeza das galerias, córregos, bocas de lobo e bueiros para que possamos evitar transtornos à população. E, agora, com as chuvas mais fortes, fazemos esse trabalho preventivo para que as pessoas não sofram com alagamentos”, informa Isaú Pereira, gerente de Serviços Urbanos da SDU Sudeste.

Nos locais, são encontrados lixo doméstico, animais mortos, garrafas plásticas e outros entulhos que dificultam o escoamento das águas pluviais. O gerente destaca que os moradores podem fazer a denúncia de irregularidades através do aplicativo Colab ou pessoalmente na SDU Sudeste. “É importante que a população, além de não fazer o descarte inadequado do lixo, também esteja atenta para denunciar situações irregulares”, ressalta.