Ascom/SEMAM

A chegada do período das chuvas é um dos momentos apropriados para realizar a inserção de árvores, já que tende a favorecer o bom desenvolvimento das mudas. Considerando esse fator, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) tem buscado intensificar as ações de plantio e replantio, com foco na melhoria do verde dos parques ambientais de Teresina.

Uma das ações aconteceu na manhã desta quarta-feira (05), que resultou no replantio de 100 árvores, de cerca de 1,5m de altura, em um dos pontos que compõem o Parque Floresta Fóssil, localizado no bairro Ilhotas, às margens do rio Poti. As espécies Ipê e Angico foram as escolhidas para  o local, sendo tipos compatíveis com a recomposição da área.

Nas últimas semanas outros espaços já receberam ações de arborização, a exemplo dos parques ambientais Matias Matos, Lagoas do Norte e da Cidade, ambos situados na zona Norte da capital. No total, foram plantadas aproximadamente 400 mudas, entre espécies nativas e ornamentais.

“Esse é o momento favorável para inserir novas árvores, pois elas obterão naturalmente a água necessária para o sucesso do seu desenvolvimento. Por isso, vamos aproveitar essa temporada para realizarmos esse tipo de ação, especialmente nos parques ambientais, a fim de proporcionar mais conforto aos seus visitantes. Além do mais, nesses espaços é possível fazer uma melhor manutenção das árvores, no período mais quente do ano, garantindo sua sobrevivência”, explicou o secretário da SEMAM, Olavo Braz.

A arborização é um dos componentes essenciais para a qualidade de vida das cidades, pois oferece sombra, conforto térmico, embelezamento, redução da poluição do ar e dos ruídos, preservação dos recursos hídricos e diversos outros benefícios coletivos.