Rômulo Piauilino

Representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) vieram à Teresina apresentar os resultados da mais recente avaliação externa aplicada a alunos da Rede Municipal. Nesta terça (4), levaram as boas notícias ao prefeito Firmino Filho e a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Para o prefeito, o relatório mostra em evidências o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município na área da educação. “Fruto da dedicação das nossas equipes escolares, da mobilização diária de quem constrói a educação de Teresina. Nos orgulha, mas também nos motiva a olhar para frente, alcançar ainda mais”, afirma Firmino.

Os diagnósticos são relacionados ao 2º Período da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º e 7º anos do Ensino Fundamental, mensurando o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática ao final de 2019. De acordo com o relatório do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (Saethe), os avanços são significativos no ciclo de alfabetização, além de revelar resultados cada vez melhores nos anos finais, etapa mais desafiadora para todo o Brasil.

“Constatamos que a educação de Teresina avançou muito desde 2014, em todas as etapas, e que as crianças estão entrando no 1º ano do Ensino Fundamental alfabetizadas. Essa é uma conquista importantíssima, que tem grande impacto nas etapas seguintes e coloca Teresina em posição de destaque nacional”, declara a especialista em avaliação educacional, Josiane Toledo.

Os resultados são base para o trabalho de planejamento das próximas ações. A partir do diagnóstico apresentado pelo CAEd, as escolas devem traçar estratégias que ajudem na superação dos desafios e fortaleçam as habilidades já reveladas.

O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma ressaltou a importância das avaliações externas e destacou a parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. “Realizamos essa avaliação todos os anos e os dados são essenciais para a elaboração de ações exitosas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, conclui.