Fotos: Rômulo Piauilino

Mais de 85 mil estudantes iniciaram o ano letivo nas escolas municipais de Teresina. Nesta quarta (05), o prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma participaram de uma solenidade oficial de início das aulas, na Escola Municipal Casa Meio Norte, bairro Cidade Leste. O evento é ponto de partida para as ações de 2020 na Rede Municipal de Ensino.

Para o novo ano letivo, a Prefeitura ampliou o número de escolas funcionando em tempo integral. Agora são 30 as unidades de ensino com maior jornada diária e que possuem disciplinas diversificadas, tais como xadrez, teatro e dança.

Segundo o prefeito, o objetivo é dar continuidade à construção da escola pública de qualidade para todos. “Estamos abrindo o ano pensando em avançar em diversos pontos, como na universalização da Educação Infantil, no fortalecimento da educação integral e na alfabetização das crianças. Para isso entregaremos novas escolas e vamos expandido a Rede em buscar de atender toda a demanda. Educação é a prioridade”, destaca Firmino.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) também está implementando o novo currículo com orientações da Base Nacional Comum Curricular. Além de aprender conteúdos como matemática e ciências, os estudantes estão sendo estimulados a pensar no futuro e exercitar o equilíbrio emocional.

Na Escola Municipal Casa Meio Norte, a diretora Osana Santos afirma que esse é o ano de descobrir muitos talentos. “Vamos revelar cantores, pintores, escritores, etc. A proposta curricular vem para dar ênfase à busca dos sonhos dos alunos. Também estamos qualificando nossas práticas e trabalhando para que as crianças leiam muito bem, consolidando a formação cognitiva e emocional dos alunos”, diz.

Montezuma destaca a importância das novas diretrizes e parabenizou a comunidade escolar. “Avançamos com excelentes resultados e estamos animados para essa nova etapa. Aproveito para parabenizar professores, pedagogos, diretores e famílias pelo esforço conjunto. Sejam todos bem-vindos”, declara.