A Prefeitura de Teresina inaugura no próximo sábado, 8, às 9 horas, a Unidade Básica de Saúde Dr. Alberto de Moura Monteiro (UBS Soinho), na Estrada Rural José de Freitas, s/n. A nova UBS atenderá em média 3.500 pessoas do Povoado Soinho, Povoado São José, Assentamento 28 de agosto, Assentamento Serra Dourada e Estrada da Cajazeira. Uma equipe Estratégia Saúde da Família irá ofertar serviços de consultas médicas, consulta de enfermagem, consulta odontológica, vacina, coleta, procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

“Toda Unidade Básica de Saúde é muito importante, pois é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. É através da UBS que transformamos a saúde da comunidade. É fundamental que cada um que trabalha na saúde tenha a capacidade de receber, acolher, tratar e dar dignidade”, afirma Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para a construção de uma área de 364,0m² da UBS Soinho houve o investimento de R$ 831.569,54. A nova unidade tem os seguintes ambientes: recepção, sala de marcação de consultas (SAME), dois banheiros para o público, dois consultórios odontológicos, sala de curativos, sala de coleta, sala para os agentes de saúde, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de pré-consulta, sala de vacina, sala para arquivo, farmácia, sala de atividades coletivas, sala de observação/procedimentos, administração, esterilização, expurgo, almoxarifado, DML, banheiros para funcionários e copa.

A UBS Soinho recebe o nome de Alberto de Moura Monteiro, que nasceu em Picos, no dia 15 de novembro de 1913 e faleceu em Teresina, em 18 de janeiro de 1987. Destacou-se nos meios políticos, literário e como agropecuarista. Como político, foi eleito por seis legislaturas consecutivas, perfazendo um período de 24 anos de vida parlamentar.