As regiões do Angelim, na zona sul, e Usina Santana, na zona sudeste, serão contempladas esta semana pela Faxina nos Bairros, atividade de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina. Neste sábado (08), a partir das 8h da manhã, as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) percorrem as ruas em busca de potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação já começou durante a semana, quando a população destes locais foi orientada pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e depositar nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe da Prefeitura, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

“Solicitamos aos moradores que, a partir de hoje, já coloquem todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização nas calçadas, para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, explica a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra.

A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes. Simultaneamente à coleta de lixo, as equipes de saúde percorrem casas dos bairros conversando com moradores e ensinando sobre as doenças e suas formas de prevenção.

Os quadrantes, percursos e ponto de partida das equipes são escolhidos de acordo com os números de infestação do mosquito e casos da doença. Na zona Sul, o ponto de encontro será em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Francisca Pacheco, e o quadrante percorrido será a rua João Soares, Avenida Henry Wall de Carvalho e rua Jabotá. Já na zona Sudeste, o ponto de partida será o campo de futebol, e o quadrante será aquele formado pela estrada da Usina Santana, estrada do Povoado Santa Isabel, Vila Maria Luiza, rua Projetada e rua do Cemitério.