Ascom/Semec

De colecionador de medalhas a calouro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais um piauiense oriundo da escola pública desponta pelo Brasil, levando orgulho aos pais e professores. Lael Viana, ex-aluno da Escola Municipal Barjas Negri e do Programa Cidade Olímpica Educacional, foi aprovado para o Curso 51, que envolve Engenharia Física, Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional.

O curso é um orientador para quem gosta das áreas, mas ainda não decidiu qual profissão seguir. Participando da dinâmica da universidade, assistindo palestras e conversando com profissionais de cada área, Lael vai poder decidir sua carreira com mais firmeza. Para conseguir a vaga, o menino impressionou com a quantidade de medalhas conquistadas em olimpíadas de conhecimento.

No 6º ano do Ensino Fundamental Lael começou a participar do Programa Cidade Olímpica Educacional, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina para aprofundar os conhecimentos dos estudantes em disciplinas específicas. A primeira medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi um incentivo para conquistar dezenas de outros prêmios nos anos seguintes.

O talento com os números rendeu ao estudante uma bolsa de estudos em escola particular no Ceará, depois a sonhada vaga na Unicamp, uma das melhores universidades da América Latina.

“Estou feliz com essa nova etapa, sempre gostei muito de matemática e caminhei para isso”, disse Lael. Ele também destacou o papel do Programa Cidade Olímpica nessa conquista. “É um programa incrível e me ajudou muito, porque fomenta nossa participação em competições, apostando nos nossos sonhos”, completou.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, comemorou a vitória do menino. Para ele, cada conquista de ex-aluno é motivo de orgulho. “Parabéns ao Lael e parabéns a todos os professores que trabalham para que vidas sejam transformadas para melhor”, declarou.