A Prefeitura de Teresina inicia nesta terça-feira (11) a ação “Ambiental nos Terminais”, que tem o objetivo de levar esclarecimentos e divulgar como  funciona a coleta seletiva aos usuários de transporte público da capital. Durante o mês de fevereiro a ações acontecem de 7h às 9h e de 11h às 13h nos terminais do Parque Piauí (dia 11), Santa Lia (dia 18) e Livramento (dia 27).

De acordo com a coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Lílian Guimarães, a iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura para despertar uma consciência ambiental na população e aumentar a quantidade de resíduos recicláveis coletados pelo município.

“Quando iniciamos o programa de Coleta Seletiva, há pouco mais de cinco anos, coletava-se muito pouco, sendo cerca de 14 toneladas por mês. Atualmente nossa média já ultrapassa 100 toneladas por mês. É um esforço diário em ações de blitz ambientais, palestras em escolas e instituições públicas e privadas e divulgação porta a porta para incentivar que cada morador, ainda em sua residência, separe o vidro, papel, metal e plástico que podem ser reaproveitados e que destinem a um dos 21 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis na capital”, explica a coordenadora.

Outra forma de aderir à coleta seletiva é solicitar a coleta gratuita pelo Disque Coleta Seletiva através do número (86) 3218-1126. “Possuímos um caminhão de coleta exclusivo para recicláveis, garantindo que os resíduos permaneçam separados e em boas condições. Para a coleta ser feita na casa do munícipe os resíduos devem pesar mais de 50 kg. Em casos de condomínios, empresas e instituições públicas de uma forma geral, após a solicitação, uma equipe de educação ambiental é encaminhada para avaliar a viabilidade da coleta e passar orientações de como funciona”, pontua Lília Guimarães.

Para mais informações sobre a coleta seletiva e localização dos PEVs acesse: https://semduh.teresina.pi.gov.br/celimp/