Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aconteceu em dezembro de 2017, o município de Teresina reafirma o compromisso de promover uma educação integral, adequando seu currículo para garantir a equidade e a qualidade na Rede Municipal de Educação. Em novembro de 2018, a capital realizou o lançamento da reformulação do seu currículo à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que traz o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica.

Com o documento reformulado, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) iniciou nesse mês de fevereiro a entrega dos livros nas unidades de ensino para os docentes. As equipes escolares também já participaram de capacitações para se apropriarem das atualizações e implementarem as novidades na educação dos alunos da Rede.

Construído de forma plural durante o ano de 2018, com grupos de trabalhos organizados por disciplinas e orientados por assessores externos. Professores, estudantes, pedagogos, diretores de escolas e sociedade em geral, também puderam contribuir com o novo currículo através de consultas públicas disponibilizadas na internet.

Teresina foi a segunda capital a concluir o processo de atualização das diretrizes, incluindo as orientações da BNCC para o planejamento pedagógico da educação básica. Entre as novidades estão aulas mais dinâmicas e práticas, além do destaque dado às habilidades socioemocionais dos estudantes.

De acordo com a secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa, a construção coletiva e democrática do Currículo de Teresina garantiu uma reflexão exatamente como a cidade quer que seus estudantes aprendam. “Foi bastante importante à participação e opinião de todos. Agora temos um documento coletivo, dentro da realidade de Teresina e com visão estratégica para os anos seguintes. O Currículo foi feito de acordo com a BNCC, que está reformulado para também atender uma formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Agora estamos entregando em todas as unidades de ensino os exemplares para cada professor. Foi um trabalho de muitas mãos e vai fazer toda a diferença nos avanços que estamos planejando adiante”, destaca.