Ascom/SMPM

A especialista em Estudos de Gênero e Violência contra a Mulher, Wânia Pasinato, esteve nesta segunda-feira (10) com a equipe da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) e de unidades vinculadas para a discussão sobre o aprimoramento dos formulários de atendimento às mulheres em situação de violência  em Teresina. Os formulários são utilizados para realização dos cadastros das mulheres atendidas pelos serviços Amor de Tia (Norte e Sudeste) e Centro de Referência Esperança Garcia (CREG).

Segundo a especialista, a ideia é criar um documento único para as unidades e assim formular uma compreensão mútua sobre o público atendido. Para isso, o documento deve responder questões sobre escolaridade, renda, trabalho, entre outros itens.

“A partir dessas respostas, vamos traçar estratégias para essas mulheres voltarem a estudar, realizarem cursos de capacitação ou desenvolver alguma atividade. Todas essas respostas atendem os dois públicos, assim, a SMPM consegue ter um dado padronizado. Além de conseguir identificar onde estão às mulheres que mais precisam de emprego, se está no Amor de Tia ou no CREG. A unificação desse formulário vai ajudar a secretaria a se planejar melhor”, destacou Wânia Pasinato.

Para a coordenadora do Amor de Tia Norte, Aline Heíra, que também participou do encontro, a expectativa é que a orientação da especialista traga um aperfeiçoamento do serviço. “Nosso desejo é conhecer ainda mais o perfil dessas mulheres. Queremos empoderá-las para que se sintam ainda mais pertencentes ao serviço”, enfatizou.

Além dos formulários, também foi pauta da reunião algumas diretrizes para o funcionamento do Centro de Referência Esperança Garcia. Segundo a especialista em Gênero, os novos encaminhamentos que estão sendo discutidos para a unidade, devem servir de modelo para outros centros que venham a ser criados.

A consultoria, financiada pelo Programa Lagoas do Norte, que tem como finalidade também fortalecer e aprimorar o serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência, segue nesta terça-feira (11), e encerra na quarta-feira (12).