Prefeito apresenta Teresina para os alunos da Escola Olímpio Castro

O prefeito Firmino Filho participou na manhã desta terça-feira (11) do lançamento do projeto “Rolê por Terê”. O passeio inaugural teve como ponto de partida a Escola Olímpio Castro, no Vale do Gavião, e passou por pontos turísticos da cidade como os parques da Cidadania, Encontro dos Rios e Lagoas do Norte, encerrando no Parque Ambiental Matias Matos, no Mocambinho. Alunos e professores da escola participaram do primeiro passeio.

O objetivo do projeto é conectar as diferentes zonas de Teresina, apresentando seus pontos turísticos e a sua evolução estrutural. “A gente só ama o que conhece, então é importante conhecer a cidade onde moramos. Teresina é uma cidade que se expandiu, evoluiu, e queremos mostrar isso. Queremos desenvolver nessa meninada esse sentimento de pertencimento, de amor à cidade”, disse o prefeito.

Além de pontos turísticos, o roteiro do “Rolê por Terê” também inclui obras de mobilidade urbana, como a Via Sul. “São 20km de extensão, com início na rotatória do Cefapi, na Avenida Marechal Castelo Branco, seguindo até a Avenida Manoel Ayres Neto, no Parque Sul, região do Vamos Ver o Sol, sempre margeando o Rio Poti”, explicou Firmino.

“Teresina cresceu muito e percebemos que muita gente não conhece a cidade toda. Queremos mostrar a história e a evolução de outros bairros, proporcionando uma boa conexão entre todas as regiões”, explica Miguel Rosal, secretário municipal de Esporte e Lazer, que está na coordenação do projeto.

Vera Granjeiro, diretora da Escola Olímpio Castro, aprovou a iniciativa. “Estamos felizes por participar desse passeio inaugural. Esse turismo pedagógico é uma verdadeira aula a céu aberto, promovendo integração entre alunos e professores e consolidando o aprendizado em sala de aula. Cada espaço visitado tem um pouco da história e da cultura da cidade onde moram e isso enriquece o aprendizado”, afirmou.

Carlos Gabriel, aluno do sétimo ano da escola, estava empolgado para o passeio. “Acho ótima essa oportunidade de conhecer mais Teresina. Estou ansioso para conhecer os rios e voltar na Ponte Estaiada, pois estive lá quando era muito pequeno. Quero ver como ela está agora”.

Sobre o projeto

Em todos os passeios do “Rolê por Terê” haverá um profissional da área de turismo mostrando não apenas pontos turísticos, mas equipamentos públicos que contam a história e a evolução da infraestrutura da cidade. O deslocamento será feito em ônibus preparado especialmente para o projeto e terá duração de três horas, com paradas em alguns locais para fotos.

Os passeios são gratuitos e disponíveis para toda a população durante todo o ano. Para agendar a participação de grupos nos passeios os interessados devem procurar a Semel, localizada na Avenida Campos Sales, nº 1292, Centro/Norte.