A Praça Ocílio Lago, conhecida popularmente como Praça dos Skatistas, em breve se tornará um local de referência não só pela prática esportiva, mas também como espaço para desenvolvimento de tecnologia, inovação e empreendedorismo na cidade. A Prefeitura de Teresina vai inaugurar no próximo mês de março o Espaço Thech, local aberto ao público para estudar, impulsionar e gerar conhecimento tecnológico.

A proposta do projeto é reunir e conectar empreendedores e empresas inovadoras. O Espaço Thech, inspirado em modelos de inovação do exterior, terá ampla estrutura de laboratório maker (que é um espaço para testar ideias, produtos e projetos), espaço de coworking e salas para incubação de empresas, que irá permitir o desenvolvimento de startups (empresas embrionárias que desenvolvem propostas na área de inovação).

O Espaço Thech vai começar a funcionar já desenvolvendo o Programa Thech com alunos da rede municipal de ensino de Teresina, através de maratoninhas makers, que são eventos intensos sobre iniciação a tecnologia. Além disso, ainda em fevereiro, serão abertos quatro editais, sendo dois para impulsionar startups e outros dois destinados para educação. A previsão é que o edital seja lançado na terça-feira (18). Os interessados poderão conferir mais informações sobre esta iniciativa por meio do site: thechteresina.softex.br ou pelo Instagram (@programathech).

“O prefeito Firmino Filho sempre buscou implantar na cidade um programa para fomentar a cultura empreendedora, por meio da estruturação, da criação de empresas de base tecnológica, além de estimular a inovação das empresas já existentes”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, pasta a qual o Espaço Thech ficará ligado. Ele ressalta a importância do projeto também para os jovens que, em todo o mundo, têm apresentado ideias revolucionárias. “Nossa intenção é multiplicar conhecimento, é levar Teresina a ter um espaço que pode auxiliar o desenvolvimento de ideias”, explica.

Nessa iniciativa, a Prefeitura de Teresina trabalha em parceria com a empresa Softex, uma Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A empresa é referência no setor e já desenvolveu projetos semelhantes em outros estados. O Casarão Tech Renato Archer, localizado no Centro Histórico de São Luís (MA), é um exemplo desse trabalho. Em janeiro de 2018, a capital maranhense inaugurou o primeiro hub de inovação do estado.

“A Softex tem uma ampla experiência em gerar desenvolvimento através da tecnologia. A empresa executa programas que vão desde a educação empreendedora, até a internacionalização de ideia e produtos desenvolvidos no Brasil. A tecnologia ela já faz parte da nossa vida. Quando desenhamos o Thech, o fizemos inspirados nas melhores práticas que desenvolvemos em outros programas (como o Startup Brasil), com uma perspectiva local para humanizar o contato da comunidade com a tecnologia”, afirma Luciana Tsukada, coordenadora do Programa.