Os 40 alunos do Programa Unitodos que obtiveram resultados mais expressivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como primeira e segunda colocação nas convocações para Instituições de Ensino Superior, serão certificados e premiados com troféus e medalhas pela Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv). O evento acontece nesta quarta-feira (19), às 8h, no Centro de Formação Odilon Nunes, e também homenageará 14 professores que se destacaram no ensino e fizeram a diferença no aprendizado dos estudantes.

Neste ano, foram 254 aprovações no total, 186 na primeira chamada do Sisu e 64 no Programa Universidade ao Alcance de Todos (Prouni). “Estamos muito satisfeitos com esse resultado. Nos deixa muito empolgados e com muita expectativa para 2020. Este ano, os resultados mais do que dobraram em termos de aprovação, de boas colocações, inclusive com primeiros lugares em ampla concorrência. É a nossa juventude mostrando, mais uma vez, que Teresina tem alunos preparados para competir com qualquer estado para boas vagas nas faculdades”, destaca o secretário da Semjuv, Zé Filho.

O Unitodos é um curso preparatório para o Enem que oferece aulas com professores qualificados para jovens com baixa renda familiar e estudantes de escolas públicas que já cursaram ou estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio. O programa conta com investimento de mais de R$ 2,2 milhões, oriundos de recursos próprios do município e emendas parlamentares.

Em março será iniciada a seleção de professores para as turmas de 2020, que contarão com ampliação no número de vagas a partir da implementação de novos polos. “Já estamos recebendo solicitações de mais de 20 comunidades que querem um polo do Unitodos em sua região. Em 2019, foram mais de 190 professores contratados para dar aula nos 34 polos espalhados pela cidade. A ideia é ampliar esse alcance, inclusive o prefeito Firmino Filho já autorizou a criação de mais polos para o programa”, afirma Zé Filho.

As atividades do curso retornam em junho. O preparatório é composto por conteúdo dividido nas disciplinas de história, geografia, matemática, gramática, redação, literatura, história da arte, inglês, espanhol, química, física, biologia, filosofia e sociologia. Além das aulas e material didático gratuitos, os alunos também participam de eventos organizados pelo programa como mostra de profissões, simulados e concurso de redação.

O idealizador do programa e atual secretário municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, também será homenageado no evento desta quarta.