O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Norte realiza, nesta terça-feira (18), a sétima edição do bloco Tantã-mos na folia, comemoração carnavalesca com seus usuários. A concentração começa às 14h no espaço da administração do Lagoas do Norte, de onde usuários e funcionários sairão com o bloco de rua.

“Durante a concentração do bloco teremos profissionais fazendo cabelo e maquiagem dos usuários. Às 16 horas está confirmada a participação dos Reis e Rainhas do Carnaval de Teresina e banda carnavalesca”, informa Érica Machado, coordenadora do CAPS Norte. A coordenadora explica que momentos como este são importantes para promover a interação dos usuários entre si e com a comunidade, e assim perceber as questões culturais que permeiam nossa sociedade.

O CAPS Norte é gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. A atividade conta com a parceria do Programa Lagoas do Norte, da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), que enviará as majestades do Carnaval de Teresina para animar a festa. A Fundação Wall Ferraz (FWF) também vai participar, com instrutores dos cursos de cabelo e maquiagem, que enfeitarão os usuários.

O CAPS Norte fica na Rua Presidente Lincoln, 4727, Bairro São Joaquim. O funcionamento é de segunda a sexta, nos horários das 8 às 18 horas. O centro realiza o acompanhamento psicossocial em pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O acesso aos serviços do CAPS Norte ocorre por demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe formada por psiquiatras, clínico geral, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e técnico de enfermagem.