A odontóloga Melissa Vale, da Equipe de Saúde da Família 023, da Unidade Básica de Saúde Vila do Avião, realiza trabalho inovador com os bebês atendidos no local. O trabalho tem como objetivo manter uma boa saúde bucal nos pequenos. Embora a maioria dos bebês não tenha dentes até os seis meses de idade, o cuidado dental infantil é importante desde o início da vida. Diversos cientistas recomendam uma visita inicial antes do primeiro aniversário da criança, para garantir que os dentes e a gengivas estejam cuidados e limpos de forma correta.

“Quando ainda era estudante de Odontologia, há 17 anos, existia um projeto chamado PPGB (Programa Preventivo para Gestantes e Bebês). Aqui na Vila do Avião pudemos perceber que estava aparecendo muitas crianças com cárie, então resolvi começar o projeto”, afirma Melissa. A dentista explica ainda que aproveita as crianças que vão para atendimento com a enfermeira nas quartas-feiras no turno da manhã.

Antes de começar o atendimento com os bebês, a odontóloga realiza trabalho de educação em saúde bucal com as mães e responsáveis. “Faço uma palestra na própria recepção da unidade e ensino como fazer a higiene bucal de acordo com a idade. As crianças que necessitam de atendimento já ficam com o retorno marcado e as crianças que não têm problema ficam marcadas para um retorno com três meses. Durante o retorno as crianças são reavaliadas e terão novamente o retorno marcado. A intenção é acompanhar crianças de zero a cinco anos”.