Ascom/SMPM

Durante dois meses, cerca de 20 mulheres atendidas pelo Serviço Amor de Tia Sudeste obtiveram conhecimento profissional na área de corte e costura industrial de vestuário. O curso, que contou como apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tinha o objetivo de promover a qualificação das mulheres atendidas pelo serviço e também facilitar a inserção no mercado de trabalho.

“O curso foi maravilhoso, todas adoraram. A gente percebe que além de qualificar, o curso também levanta a autoestima delas, que se sentem mais confiantes e possibilita novas oportunidades para estas mulheres”, afirmou a coordenadora do Amor de Tia Sudeste, Maria de Lourdes Mendes.

Segundo a dona de casa Fabiana Feitosa,de 35 anos, uma das mulheres que concluíram o curso, o treinamento oferecido é uma grande oportunidade de aprendizagem e pode garantir muitas oportunidades no mercado de trabalho. “A partir daqui a gente já pode empreender, ter nosso próprio negócio, podem surgir muitas chances de trabalho”, destacou.

Quem também falou sobre a experiência do curso realizado no Amor de Tia foi a Kênia Rodrigues, 26 anos. Ela comentou sobre a estrutura oferecida e como isso contribuiu para a efetividade no aprendizado. “A estrutura é excelente, tivemos todos os materiais à disposição, isso ajuda muito. Pretendo trabalhar com isso a partir de agora”, relatou.

O Serviço de Atendimento às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia é uma unidade vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM) que atende mulheres em situação de vulnerabilidade em Teresina. Nas duas unidades, Norte e Sudeste, são desenvolvidas estratégias de qualificação profissional, empoderamento feminino e desenvolvimento psicossocial a crianças de 1 ano a 2 anos e 9 meses.

No ano de 2019, o Serviço Amor de Tia, juntamente com parceiros, qualificou cerca de 470 mulheres. Entre as qualificações oferecidas destacam-se a oficina de Empreendedorismo, confecção de bonecas de pano, oficina de patchwork, manicure e pedicure, bolsas artesanais, depilação, entre outros.