Ascom/Semec

Os professores de matemática da Rede Municipal de Ensino estão hoje (20) em capacitação no Centro de Formação Odilon Nunes. O objetivo é planejar as aulas das turmas do Ensino Fundamental de acordo com o novo currículo.

Desde o ano passado, os docentes das escolas municipais já se apropriam do currículo modificado. A nova estrutura é alinhada com a Base Nacional Comum Curricular, e, na matemática, propõe aulas mais dinâmicas, com conteúdo aplicado em situações reais.

Durante as formações, o grupo debate, planeja e testa atividades práticas que serão levadas para a sala de aula. O ensino estruturado facilita o aprendizado do aluno e dá mais segurança para o professor desenvolver seu trabalho durante o ano.

Já na formação do 8º ano, o estudo é direcionado para o cronograma de trabalho do IAB, executado a partir de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Instituto Alfa e Beto. Segundo o professor formador Charles Roberto, o 8º ano segue um planejamento estratégico que mescla as diretrizes do programa do IAB com o novo currículo.

“O trabalho é orientado para o fortalecimento das habilidades dos nossos alunos, em um ano estratégico, que exige criatividade dos professores. Agora estamos estudando resolução de problemas, números inteiros e metacognição, associando o conteúdo às habilidades que precisamos trabalhar. Dessa forma temos os melhores resultados”, garante o professor.