Ascom/Semec

O período letivo da Rede Municipal de Ensino de Teresina teve inicio há menos de um mês e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), através da Gerência de Assistência ao Educando (GAE), já realiza ações para intensificar a aproximação dos pais no processo de alfabetização dos filhos.

Através do Projeto Escola Família a SEMEC, em 2019, a SEMEC reforçou com as famílias sobre a importância no acompanhamento escolar dos seus filhos, além de terem discutido sobre as demandas advindas do espaço escolar e familiar que afetam o desenvolvimento dos estudantes, e as formas de encaminhamentos das situações de violação de direitos. Para 2020 a equipe de assistentes sociais da SEMEC irá reforça ainda mais as ações e aumentar o número de famílias atendidas.

As reuniões com os familiares seguem um calendário, elaborado antecipadamente para cada escola nos turnos manhã e tarde, com a participação de um grupo de assistentes sociais da SEMEC que realiza palestras e rodas de conversas com os gestores, professores e familiares com o auxílio de profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, dentre eles, os Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS e Saúde da Família.

Segundo Magali Sampaio, assistente social da SEMEC, o projeto já vem dando assistência a aproximadamente 1.428 famílias. “Anualmente iniciamos o projeto percorrendo as escolas onde os alunos estão tendo um menor índice de alfabetização ou das escolas que solicitam demandas para intervenções. Durantes os encontros esclarecemos as dúvidas sobre infrequência, evasão escolar, distorção escolar, ato indisciplinar, ato infracional e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, orientando aos pais como proceder em determinadas situações”, destaca.

Só nesse mês de fevereiro já foram realizadas reuniões em 13 unidades de ensino municipal e para março a previsão é de mais 15 escolas. “Nosso maior objetivo é percorrer todas as escolas da Prefeitura fortalecendo os laços entre a escola e as famílias”, conclui Magali.