Rômulo Piauilino

O prefeito Firmino Filho participou, nesta quinta-feira (27), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, que aconteceu na Residência Episcopal, centro de Teresina. Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Firmino Filho afirma que, com o tema deste ano, a Igreja faz um chamado para que todos os cristãos possam vivenciar a caridade, não apenas no plano individual, mas também no coletivo. “Nós vivemos em um mundo muito frio, muito racional, baseado em interesses individuais, mas, diante das injustiças, da dor, do sofrimento, cabe ao cristão ter uma atitude e é esse chamamento que a Campanha da Fraternidade nos faz. Com relação à Prefeitura, isso nos mostra que as políticas públicas implantadas não devem tão somente ser políticas frias, racionais, mas devem ter uma alma, representar aquilo que o povo sente”, disse.

O coordenador da Campanha, padre Leonildo Campelo, explica que o lema deste ano, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, é baseado na parábola do bom samaritano. “A parábola é a essência da pregação de nosso senhor Jesus Cristo. Nós estamos inseridos numa sociedade indiferente, onde muitos não ligam para a dor e sofrimento dos nossos irmãos. É nessa realidade que a Campanha da Fraternidade nos chama a atenção, porque todos nós somos irmãos. Para que tanta violência, tanta indiferença, tanta competição?”, indagou.

A Campanha da Fraternidade 2020 tem como proposta geral conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como um dom e compromisso e se traduz em relação ao mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade, no planeta.