A Fundação Municipal de Saúde (FMS) convida os moradores dos bairros Pirajá (zona Norte) e Campestre (zona Leste) para a Faxina nos Bairros deste sábado (29). A ação tem o objetivo de retirar das residências todos os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

“É importante ressaltarmos que os moradores podem retirar todo o tipo de utensílio e eletrodomésticos em desuso que a coleta regular não leva. Vasos sanitários, carcaças de geladeiras, fogão, armários e outros. Esse tipo de material deve ir para a calçada, que as equipes das SDUs recolherão sábado”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS. “O envolvimento da população é essencial para termos êxito em nosso trabalho de limpeza, para mantermos os ambientes livres de criadouros. É importante não deixarmos o mosquito nascer”, alerta a gerente.

Toda semana são escolhidos dois bairros para receber a Faxina. Nos dias que antecedem a atividade os moradores são orientados a fazer uma limpeza em suas casas e depositar o lixo nas calçadas nos sábados, quando caminhões de limpeza passarão para fazer a coleta. Também aos sábados as equipes de educação em saúde e limpeza da Prefeitura de Teresina visitam os bairros orientando as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti.

No Campestre o ponto de encontro das equipes será o CMEI Bom Samaritano. De lá elas percorrem o quadrante formado pelas avenidas Horácio Ribeiro, Dr. Aquiles Wall Ferraz, Zequinha Freire e Rua José Torquato Vianna. Já no Pirajá o ponto de encontro será na UESPI, pela rua João Cabral, e o quadrante a receber a faxina será o formado pelas ruas João Cabral, Ceará, Santos Dumont, Parnaguá, Espírito Santo, Alameda Parnaíba e Avenida Maranhão.

A Faxina nos Bairros acontece desde 2015 e tem os objetivos de sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar a retirada de utensílios inservíveis que podem vir a se tornar criadouros do Aedes aegypti.