A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tomou posse nesta sexta-feira (28), no auditório da unidade. Com o tempo de atuação de três anos, prorrogáveis por mais três, a Comissão é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo cinco membros efetivos e dois suplentes.

Durante a solenidade de posse a diretora de enfermagem do HUT, Gina Nogueira, falou sobre a importância do trabalho da Comissão para garantir uma conduta ética dos profissionais de enfermagem da instituição. “Essa Comissão zela pelo exercício ético dos profissionais de enfermagem, combatendo o exercício ilegal da profissão e notificando ao COREN as irregularidades, reivindicações, sugestões e as infrações éticas. É preciso destacar ainda que a Comissão tem um caráter orientador, fiscalizador e não punitivo”, ressaltou a diretora.

Nhayara Rosa, enfermeira e presidente da CEE do HUT, reforça que a Comissão ajuda a mudar comportamentos conservadores e a construir uma nova história para enfermagem. “É preciso que o profissional de enfermagem tenha bom senso baseado na competência técnica e legal. A busca da verdade, que não é absoluta, necessita de uma análise ampla das questões morais envolvidas no processo ético”, comenta.

A conselheira do COREN, Amanda Barreto, participou da solenidade de posse e destacou o trabalho da Comissão. “Ela tem um caráter primordialmente educativo e preventivo para que os profissionais de enfermagem entendam sobre o código de ética, trabalhem com base nos princípios éticos e legais que norteiam a profissão e evitem os erros que podem estar relacionados a infrações éticas legais”, disse.

A eleição da CEE do HUT aconteceu entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2020, das 08 às 21 horas, na entrada da administração do Hospital.  O pleito contou com 11 candidatos e cada eleitor teve direito de votar em cinco candidatos.

O processo de eleição para criação dessa Comissão é sempre obrigatório nas instituições com mais de 20 enfermeiros. No caso do HUT, devem ser eleitos cinco membros, sendo um presidente, um secretário e os demais membros efetivos e ainda dois suplentes.

A escolha dos integrantes é sempre realizada mediante eleição direta, obedecendo às regras da Resolução 572/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Resolução Interna do HUT. É obrigatória a participação de todos os enfermeiros do hospital e a vigência do mandato é de três anos.