Rômulo Piauilino

Na manhã desta segunda-feira (02), aconteceu o lançamento da Agenda Março Mulher 2020. O evento, que foi realizado na Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), abriu a agenda que contará com mais de 50 atividades para debater e refletir sobre as políticas públicas para as mulheres em toda a capital.

O momento contou com a presença de diversos representantes de organizações sociais, movimentos femininos, instituições municipais e estaduais e também com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho. Ele destacou a importância de festejar todos os avanços que as mulheres conquistaram ao longo dos anos, mas pontuou que também é preciso refletir sobre os desafios que ainda estão em aberto e precisam ser conquistados.

“Precisamos incluir as mulheres nas mais diversas políticas públicas, é preciso lutar para que todos os seus direitos sejam respeitados. Vamos celebrar as conquistas que tivemos até agora, mas vamos refletir também, para que possamos mudar nossa mentalidade, nossos hábitos e, assim, termos um mundo mais igualitário e inclusivo”, enfatizou o prefeito.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Macilane Gomes, falou sobre as atividades da Agenda Março Mulher 2020 e destacou alguns pontos que serão debatidos, como saúde da mulher, assistência, educação, cultura, entre outras temáticas.

“Temos que pensar que todas essas temáticas são importantes para a superação da desigualdade de gênero. Teresina é uma capital, por exemplo, que tem um destaque na educação, em que as mulheres têm esse destaque também. Mas o acesso ao mercado de trabalho ainda é reduzido, ou seja, é uma cidade que tem potencialidades, mas que precisa reconhecer esse ponto de inclusão das mulheres”, pontua a secretária.

Entre as inúmeras atividades que serão realizadas no mês de março, destaca-se a “Corrida Todos por Elas”, que vai acontecer no dia 08 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher. A concentração será a partir das 6h da manhã, na Avenida Maranhão, bairro Matinha, e segue até o bairro Saci, zona Sul de Teresina.

Dentro da programação está inclusa também a IV Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que acontece no dia 31 deste mês, no auditório do IFPI (Campus Teresina Central). Também será realizada a campanha virtual “Elas Inspiram”, que esse ano homenageará mulheres que, através de serviços oferecidos pela Prefeitura de Teresina, superaram situações de vulnerabilidade social. Toda a agenda inclui atividades como rodas de conversa, capacitações, oficinas, seminários, entre outras.

A superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz e integrante da Câmara Técnica da SMPM, Samara Pereira, falou sobre da gestão do município e a sua preocupação em promover políticas públicas para as mulheres.

“Este é um mês especial, é o momento de aproveitarmos esse espaço para reivindicarmos todas as pautas importantes. Todo esse trabalho que vem sendo executado foi muito bem pensado, e hoje todos os gestores do município se orgulham em poder dizer que na nossa cidade existem políticas públicas para as mulheres”, finalizou.